Pipa.com.br
Reserve
agora
Destino:
Chegada:
Saída:
0 noites
Nº pessoas:
Spañol English Português Informativo
Urubu
 
Urubu


O Urubu, além de exímio planador e responsável pela limpeza de detritos animais expostos, é conhecido como um ótimo caçador aéreo.
Tem envergadura de 1,3 metros e vive entre 8 e 12 anos.O urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) pertence ao grupo dos abutres do Novo Mundo. Conhecido também como urubu-comum, corvo, urubu-preto e apitã são pouco apreciado pela grande maioria.

Assíduos frequentadores nas praias da Pipa, eles sobrevoam em busca de carcaças ou presas fáceis como filhotes de tartarugas ou roedores, sapos, largatos e outras aves. No alto, o ar rarefeito auxilia na digestão, por isso tão fácil avistá-lo planando e somente após esta purificação, ele volta para o solo.
Importantes para o equilíbrio ecológico evitando disseminação de doenças consumindo carne putreficadas.

Seus ninhos, feitos em ocos de árvores, entre pedras ou outros locais preferivelmente altos servem para o período de encubação, em média um mês as fêmeas guardam seus 2 ovos de cor branca azulada com pontos marrons. Tambepm costumam circular entre outras aves ou pessoas buscando restos de comida ou partes de animais domésticos abatidos.



A formação de bandos mistos não é difícil de se observar na natureza, uma vez que dessa fusão os participantes é que são beneficiados de alguma forma. No caso dos urubus de cabeça preta e caracarás, os urubus permitem a interação na hora de dividir a carcaça, pois como não tem uma órgão vocal como os caracarás, acabam se beneficiando destes para se resguardarem no caso de perigo, pois os caracarás sim possuem esse sistema de auto defesa em grupo (gritos de alerta).

É uma das aves mais comuns em qualquer região do Brasil, principalmente onde há forte presença humana, encontrado também desde a região central dos Estados Unidos à praticamente toda a América do Sul onde haja cidades, fazendas e áreas abertas.

Santuário Ecológico
O homem trabalhando em harmonia com a natureza. Pensando globalmente, atuando em nível local...
Golfinhos
Freqüentemente encontrado nas enseadas do Madeiro e Curral, também conhecidas como Baía dos Golfinhos e laguna de Guaraíras...
Tartarugas Marinhas
Na Pipa existem 2 variedades predominantemente tartarugas marinhas, as que chegam para as desovas e as que moram no lugar...
Saguis (macacos)
Eles fazem parte da paisagem pipense, já são dóceis devido ao grande contato com humanos e podem ser vistos com facilidade durante o dia.
Bem-te-vi
O pássaro mais popular de nosso País e bastante presente na Praia de Pipa, os bem-te-vis apresentam asas regulares, arredondadas e cauda alongada.
Beija-Flor
Um dos moradores mais apreciados na Praia da Pipa são os ligeiros e encantadores beija-flores.
Garças
As garças cheias de graça na Praia da Pipa. Com toda sua graciosidade elas encantam.
Iguana
Na Praia da Pipa é comum encontrar esse exótico réptil em galhos, praias e telhados, onde recarregam as baterias solares para manter aquecido o sangue frio.
Lavadeira
Nossas amiguinhas que cantam e encantam na Praia da Pipa tem em média o comprimento de 16cm com coloração branca e preta bem marcante, assim como seu longo e estridente assobio.
Sabiá-da-Praia
Possuem a cabeça e dorso cinzentos com a face branca e uma máscara negra nos olhos, a parte inferior branca, asas negras e a cauda longa escura com bico fino levemente curvado preto..
Timbu
De cabeça grande com 3 listras, focinho alongado, orelhas cobertas por fina camada de pelo que varia entre branco e preto e com cauda grossa e afilada na ponta quase sem pelos...
Urubu
É uma das aves mais comuns em qualquer região do Brasil, principalmente onde há forte presença humana, encontrado também desde a região central dos Estados Unidos.