Pipa.com.br
Reserve
agora
Destino:
Chegada:
Saída:
0 noites
Nº pessoas:
Informativo
Sibaúma
Vilarejo do antigo quilombo
Sibaúma

Sibaúma é um vilarejo originado de um antigo quilombo, que guarda suas tradições e o espírito guerreiro de seu povo. A pesca é uma das principais atividades, mas o turismo já está chegando ao local, que já tem algumas pousadas, bares e barracas de praia muito simpáticas.

A brisa do mar é constante e suas praias têm areia fina, distribuída numa longa faixa, onde as ondas quebram mansamente. Porém, têm também lajões, onde o surf faz as vezes, atraindo surfistas locais. Na foz do rio Catú, que separa o município de Tibau do Sul do de Canguaretama, os turistas colocam suas espreguiçadeiras, quando em maré baixa, e se deleitam ao sol, na união da água doce com a salgada.


As barracas vêm servir deliciosos peixes e camarões acompanhados de água de coco ou aquela, geladíssima, cerveja. O Catú pode ser atravessado a pé, na maré baixa. Para atravessar com automóvel, é só pegar a balsa, à tração humana, ou passar por dentro de uma fazenda de camarão do local.


Este documentário retrata os costumes locais de uma pequena comunidade quilombola do RN.
Foi produzido no ano de 2012 durante um projeto experimental nas aulas de artes do professor André Renan, na Escola Municipal Padre Armando de Paiva, em Sibaúma, praia do município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.
Os alunos participaram diretamente do roteiro, filmagem, entrevistas e edição, nas aulas práticas e teóricas durante o horário letivo da escola e puderam conhecer um pouco mais da cultura do cinema.



Como chegar:
De bike, van, carro ou buggy, os acessos são muitos e depende do referencial. Fica no desaguar do rio Catú, antigo vilarejo dos quilombos com lindíssima paisagem de águas lisas e muito vento, ideal para aprender ou praticar o velejo (kite surf / Wind surf). Muitas barracas.


Praia de Sibauma :: Rio Grande do Norte :: Brasil from Besouro Branco on Vimeo.