Dia dos Pais :: Resgatando a cultura da vela

Vem ai a VI edição Regata dos Pescadores de Tibau do Sul. Domingo 09 de Agosto a partir das 10:00

Ago. 4, 2015, por Nathalia Leme


Todo mês de agosto, a Lagoa de Guaraíras é tomada por canoas e velas numa comemoração que visa resgatar a cultural local. Esse ano o evento acontece dia 09 de agosto (domingo). Serão 32 canoas divididas em duas categorias, acima de 5 metros e abaixo de 5 metros.

Como manda a tradição, ao final do evento, todos para a areia para curtir uma feijoada e um forrozinho ao vivo com muita animação.
Batemos um papo com o Farmácia do Bicho do Mangue, o organizador da Regata, e ele nos conta um pouco mais sobre como esse evento valoriza o resgate de uma tradição.



Qual a história da Regata dos Pescadores?
Farmácia- Essa regata era uma tradição dos pescadores da Lagoa de Guaraíras, onde todos os anos eles comemoravam o dia dos pais. Eles se juntavam, sem muita organização, e todos os pescadores da Lagoa botavam as velas nos barcos, marcavam o percurso e faziam a regata do dia dos pais.
Essas canoas só pescavam dentro da Lagoa, onde a pesca é artesanal. Essas embarcações não saem para o mar, então essa Regata sempre aconteceu no mesmo trecho da Lagoa de Guaraíras.




No quê a realização dessa Regata contribui na vida dos pescadores?
Farmácia- Essa Regata resgata a cultura da vela, que desde o início, eram utilizadas nas canoas e hoje foram trocadas por motores. Então essa Regata além de reunir os pescadores da Lagoa de Guaraíras para uma comemoração ainda resgata a arte de velejar que eles têm na veia.



A Prefeitura incentiva a realização da Regata?
Farmácia- Sim, essa regata já foi inserida no calendário oficial de eventos pela segunda edição. Estamos na sexta, mas há dois anos temos uma data fixa.
Além da Prefeitura, temos apoio de muitos patrocinadores. E como um projeto futuro, temos o objetivo de fazer uma competição, formando equipes, para desenvolver o interesse da população pela vela, mantendo viva uma tradição da região.




Para quem quiser acompanhar de pertinho a VI Regata dos Pescadores, há uma balsa disponível que fará junto com os competidores todo o trajeto, onde o visitante pode tirar fotos, fazer filmes e sentir de perto a emoção do evento.



VI Regata dos Pescadores de Tibau do Sul

Domingo, 09 de agosto
Local, Porto de Tibau do Sul.
Ponto de referencia Pousada Rio Mar, a partir das 10:00


Por: Nathalia Leme - nathalia.presente@gmail.com :: Fotos: Arquivo Organização

Notícias