Lavadeira

Cantam e encantam a Praia da Pipa

Nossas amiguinhas que cantam e encantam na Praia da Pipa tem em média o comprimento de 16cm com coloração branca e preta bem marcante, assim como seu longo e estridente assobio. Seu ninho é feito de gravetos que são geralmente amontoados em árvores próximas a água. É comum ver estas aves em casais, o macho possui as costas levemente mais escuras que a fêmea e se alimentam de pequenos artrópodes que capturam na lama das margens de rios, açudes, brejos e possilgas, de onde raramente se afastam. Podem ser encontrados em parques e jardins em centros urbanos, frequentemente no chão, mesmo barrento, em busca de alimento. É uma ave de espaços abertos.

A lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta) também conhecida como lavadeira, noivinha, viuvinha (Zona da Mata Mineira), maria-branca, maria-lencinho, bertolinha ou pombinho-das-almas é uma ave passeriforme sul-americana pertencente a família dos tiranídeos. Em alguns lugares no Nordeste também é conhecida pelo nome de Lavadeira-de-Deus.

Ela se distribui de forma curiosa, pois existem duas populações muito distantes, uma no leste brasileiro e outra no noroeste da América do Sul.

Veja também

Sabiá-da-praia

Sabiá-da-praia
Um curioso imitador


Ecologia

Ecologia
Da mata ao mar a Pipa dá um banho de ecologia