Iguana

Dinossauros da Pipa

Na paisagem da Pipa as Iguanas se camuflam

O nosso conhecido réptil com aspecto jurássico pode parecer assustador, mas com seu temperamento dócil e reservado se torna uma ótima companhia. Seu tamanho de até 2 metros pode ser intimador, sendo a cauda 2/3 de seu comprimento. De corpo forte e dedos compridos para facilitar a vida no seu habitat, as árvores, bem como a cor verde intensa para se esconder dos predadores, que ao envelhecer fica opaco, mais escuro. Tem muita facilidade de integração com o homem e por isso foi o primeiro réptil a ser domesticado.

Necessita de grandes áreas para exercitar e preferivelmente com o calor e incidência intensa do sol, de hábitos diurnos e alimentação baseada em insetos na primeira fase e vegetarianas na fase adulta, a iguana requer clima úmido para evitar o excesso de ressecamento da pele.

Mesmo com toda sociabilidade pacífica indicamos não se aproximem excessivamente, o macho levanta a cabeça para expor sua papada e podem "pedir licença" dando leve chibatada com o rabo ou até mordidas, isso, quando são perturbados.

Na Praia da Pipa é comum encontrar esse exótico réptil em galhos, praias e telhados, onde recarregam as baterias solares para manter aquecido o sangue frio.

É proibida a comercialização e domesticação desta espécie ou qualquer outro animal silvestre.

Admirar a fauna livre em seu habitat é respeitar o ecossistema e satisfazer-se da beleza natural em plena harmonia.

Veja também