Frescobol :: Esportes em Pipa

Frescobol

Um jogo sem rivalidade

O lado interessante e positivo do Frescobol é que não existe rivalidade, não há vencidos ou vencedores por se jogar cooperando um com o outro, ou seja, nada de adversários, é um jogo amistoso com comprometimento nas jogadas.

Criado nas praias do Rio de Janeiro no século 20 é jogado por 2 ou mais jogadores e se assemelha com o tênis somente por ter as raquetes adaptadas em madeira para resistir à agua, mas o propósito é inverso, tendo que contribuir para que o outro acerte a bola. 

O esporte é praiano e pode ser jogado em qualquer lugar, preferencialmente na areia fofa ou nas proximidades da água para a bola não correr muito ao errar, mas o cuidado exigido é não ter banhistas ou transeuntes próximos que podem se machucar com as bolinhas ou colocar uma rede de proteção nas costas de cada jogador.


Muito popular devido o baixo custo e a facilidade de aprendizado, o conjunto de duas raquetes mais uma bolinha de qualidade é adquirido em torno de R$ 40,00, tendo como objetivo do jogo fazer com que a bola seja jogada na mão do parceiro no intuito de parceiro sem deixar cair no chão, e, quanto mais tempo permanecer no ar e mais forte for a batida, melhor identificamos um profissional ou amador. 

Bastante indicado para crianças, jovens ou idosos por oferecer agradável lazer e exercício e de quebra utilizando belíssimos locais como "quadra", as praias. Na Praia da Pipa vários points são indicados para a prática por ser abrigado de ventos fortes e ter grandes espaços para compartilhar sem perturbar os banhistas, tais como: Praia do Golfinho, Praia do Amor, Praia do Madeiro e eventualmente na Praia do Centro.

Veja também