Bem-te-vi

Colorido no céu

Bem te viu, bem te vê, mais um atrativo de Pipa pra você.

O pássaro mais popular de nosso País e bastante presente na Praia de Pipa, os bem-te-vis apresentam asas regulares, arredondadas e cauda alongada. As pernas são pequenas e os dedos possuem unhas fortes e alongadas. Média de 25 centímetros, coloração parda no dorso e amarelada no ventre, sobrancelha branca e uma listra no alto da coroa que vai do amarelo claro ao laranja vivo. 

O nome deste pássaro é originário do seu canto que emite um som curioso semelhante a pronúncia das palavras ‘bem te vi’. É uma das aves mais populares do Brasil. 

O ninho do Bem-te-vi fica em lugar visível e é feito de todos os tipos de plantas, freqüentemente com capim.

Este pássaro defende seu ninho vigorosamente e, ele será agressivo com outros pássaros mesmo que não tenha nenhum ninho. São aves monogâmicas e quando da nidificação o território circundante ao ninho é defendido vigorosamente, é comum ver um Bem-te-vi perseguindo um pássaro que ele, sobretudo corujas e rapineiros, que afugenta para longe. 

A alimentação é predominantemente de insetos e frutos, incluindo até mesmo peixes. Come todo o tipo de comida, devora centenas de insetos diariamente mas também fruta e flores de um jardim, ovos de outros passarinhos, minhocas, outros bichos (até cobras). 
Podemos dizer que essa espécie representa o espírito brasileiro com bastante intensidade. Escandalosamente encantador, seu canto estridente chama a atenção dos que desconhecem a ave com sua conhecida trilha sonora. De personalidade forte, sempre presente visível e sonoramente na comunidade de Pipa com jeitinho esperto e alegre vive chamando a atenção seja no topo das falésias, nas pedras a beira mar ou nas casas e estabelecimentos.

Veja também