Pipa.com.br
Reserve
agora
Destino:
Chegada:
Saída:
0 noites
Nº pessoas:
Spañol English Português Informativo
Golfinhos
Eles são um show a parte
Golfinhos

Animais silvestres treinados? Nem pensar! O show é espontâneo e fica por conta destes carismáticos mamíferos que mais parecem animais de estimação querendo receber atenção. Parecem gostar da região justamente por ter um vida marinha equilibrada, quase sempre presentes na Lagoa de Guaraíras, Praia do Madeiro e a poucos metros da Praia do Centro os botos cinzas (Sotalia guianensis) se conglomeram na calmaria da Baía dos Golfinhos (antiga Praia do Curral).




Ávidos, inteligentes e muito dóceis o "Tucuxi", como é conhecido na região do Amazonas são monitorados atualmente pelo Projeto Botos de Pipa, da UFRN. O estudo abrange o comportamento, distribuição e ecologia destes carismáticos mamíferos marinhos que deixam os visitantes abismados tamanha integração demonstrada com todos ali presentes. É uma espécie social e bastante curiosa, variando os agrupamentos de dois a seis indivíduos se comunicam e sabem tudo que acontece na praia, afinal, o habitat é deles entre tantas outras espécies.


Muitos questionam ou temem a proximidade, mas tão intenso é o magnetismo, que parecem hipnotizados sendo atraídos em direção da água, uns com câmera, outros apontando, gritando, mas todos admirados pelo conjunto da obra. Em alguns momentos as pessoas se surpreendem com peixes saltando bem pertinho, tentando escapar do mamífero que surge com a fisgada certeira. Dependendo do dia e do mar se tornam mais encantadores e excelentes anfitriões, ensinando os filhotes, apresentando saltos e surfando altas ondas. Estudos mostram o comportamento aéreo de pesca, de brincadeiras, o padrão de residência e uso de área, interação humana e exímia tática de alimentação, além de muita diversão, claro.




Os golfinhos habitam estas ás guas por ser pouco profundas, sendo tais estuários e enseadas importante área de alimentação, também utilizadas pelo boto cinza para descanso e cuidado com os filhotes. Adoram "brincar" com o alimento e possuem dieta a base de tainha, saúnas, sardinhas, lulas ou crustáceos, portanto, evite "tentar" atrair ou alimentar os animais, eles não comem presa morta.




Aprecie a presença destes mamíferos com cautela e respeito.

Santuário Ecológico
O homem trabalhando em harmonia com a natureza. Pensando globalmente, atuando em nível local...
Golfinhos
Freqüentemente encontrado nas enseadas do Madeiro e Curral, também conhecidas como Baía dos Golfinhos e laguna de Guaraíras...
Tartarugas Marinhas
Na Pipa existem 2 variedades predominantemente tartarugas marinhas, as que chegam para as desovas e as que moram no lugar...
Saguis (macacos)
Eles fazem parte da paisagem pipense, já são dóceis devido ao grande contato com humanos e podem ser vistos com facilidade durante o dia.
Bem-te-vi
O pássaro mais popular de nosso País e bastante presente na Praia de Pipa, os bem-te-vis apresentam asas regulares, arredondadas e cauda alongada.
Beija-Flor
Um dos moradores mais apreciados na Praia da Pipa são os ligeiros e encantadores beija-flores.
Garças
As garças cheias de graça na Praia da Pipa. Com toda sua graciosidade elas encantam.
Iguana
Na Praia da Pipa é comum encontrar esse exótico réptil em galhos, praias e telhados, onde recarregam as baterias solares para manter aquecido o sangue frio.
Lavadeira
Nossas amiguinhas que cantam e encantam na Praia da Pipa tem em média o comprimento de 16cm com coloração branca e preta bem marcante, assim como seu longo e estridente assobio.
Sabiá-da-Praia
Possuem a cabeça e dorso cinzentos com a face branca e uma máscara negra nos olhos, a parte inferior branca, asas negras e a cauda longa escura com bico fino levemente curvado preto..
Timbu
De cabeça grande com 3 listras, focinho alongado, orelhas cobertas por fina camada de pelo que varia entre branco e preto e com cauda grossa e afilada na ponta quase sem pelos...
Urubu
É uma das aves mais comuns em qualquer região do Brasil, principalmente onde há forte presença humana, encontrado também desde a região central dos Estados Unidos.