Pipa.com.br
Reserve
agora
Destino:
Chegada:
Saída:
0 noites
Nº pessoas:
Spañol English Português Esportes
Capoeira
Na Pipa e em Tibau tem Angola e Regional
 

Aqui você pode ver a Capoeira de perto e até se iniciar nessa filosofia de vida

A ginga, o berimbau e as rodas de capoeira começaram a se inserir no cotidiano da Pipa no início de 91, com o mestre Telmo Anum, do grupo de capoeira regional Quebra Coco. Com ele vieram seus camaradas pernambucanos Carlinhos Ferraz, Barata, Marquinhos, André Milfon, Daingá...

Aos poucos a comunidade começou a se interessar pelo toque do berimbau, pelas mandingas e acrobacias nas rodas e em pouco tempo tinha mais de trinta de pessoas gingando nos treinos do antigo Forrozão do Chico, atual pousada Sonho Meu. E aos poucos a roda aos sábados no centro da cidade foi fazendo parte do cotidiano da Pipa.

Mas a década de 90 foi uma época de muitas mudanças no mundo capoeirístico. A Capoeira Angola ganhava mais e mais adeptos (veja texto Angola é Diferente de Regional) e essa tendência chegou até aqui. Por isso no final de 92 Barata e Marquinhos saíram em busca da Angola. Mas a capoeira já tinha criado raiz e o pessoal da Regional continou treinando e fazendo escola.

Barata foi morar em Tibau e aprofundou seus estudos na Angola. Até que no final de 98 ficou responsável pela filial em Tibau do Sul do Grupo Espírito de Angola, fundado no início do mesmo ano com sede na Fazenda Gavião, na cidade de Tarumirim (Minas Gerais). Atualmente o grupo Espírito de Angola realiza trabalho sócio-cultural com mais de 20 pessoas entre nativos e visitantes, está construindo sua sede, e segue orientações de Mestre Moraes do Gcap - Grupo Capoeira Angola Pelourinho, da Bahia.

Já o grupo de capoeira Regional se reestruturou em 2000, com a fundação do grupo Quebra Coco-Raiz Brasil. Só que agora quem é encarregado pelos treinos e rodas é o aluno Caboclo, um um daqueles garotos da Pipa que começaram a treinar logo no início da década de 90. Ele treina mais de 30 alunos na pousada Sítio Verde e segue as instruções do Mestre Ralil, de Pernambuco.


Fontes: entrevistas com Barata e Caboclo





Surf na Praia da Pipa
Surfistas mostram a Pipa para o mundo, conheça os 15 melhores points de ondas de Pipa...
Kite Surf
Com o mínimo de esforço, você vai desfrutar de uma exuberante natureza e um lindo e inesquecível visual.
Jet Surf
Permite sentir a adrenalida da velocidade e melhoras na performance com mais facilidade.
Wakeboard
Você fica em pé sobre uma pequena prancha e uma lancha o puxa gentilmente por um lago sereno.
Stand Up Paddle
O Stand Up Paddle ou prancha de remada em pé é um esporte recém chegado ao Brasil, desenvolvido no Havaí, o Stand Up leva a experiência do surf para pessoas de todas as idades.
Caiaque
As pequenas embarcações que proporcionam excelente contato com a natureza e grandes emoções...
Bicicleta
Venha sentir o prazer de pedalar ao sabor da brisa do mar, e confira o melhor roteiro em Pipa para você.
Sandboard
Velocidade e emoção nas dunas de Pipa, num esporte que o Brasil é campeão mundial na categoria...
Capoeira
A ginga, o berimbau e as rodas de capoeira começaram a se inserir no cotidiano da Pipa no início de 91.
Jiu Jitsu
O Jiu-jitsu é uma arte de defesa pessoal milenar criada por monges budistas que faziam longas peregrinações e por não ser permitia a utilização de armas, nem como defesa, os monges criaram uma forma de luta (defesa pessoal).
Natação
Na praia de Pipa, natação é nadar com contemplação.
Caminhadas
Roteiros de passeios alucinantes em Pipa e Tibau do Sul...
Frescobol
Também conhecido como Matkot na língua inglesa e hebraica, e Racchettoni em italiano o frescobol toma conta das praias no verão e vêm conquistando...