Pipa.com.br
Reserve
agora
Destino:
Chegada:
Saída:
0 noites
Nº pessoas:
Informativo
Beija-Flor
 
Beija-Flor


Um dos moradores mais apreciados na Praia da Pipa são os ligeiros e encantadores beija-flores. De diversos tamanhos, cores e formas, estas aves medem em média de seis a doze centímetros de comprimento e que pesam de duas a seis gramas. O bico fino e longo com formato que varia de acordo com a espécie e adaptado ao formato da flor por ser a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. A língua bifurcada é outra característica comum, ela se extende para extrair a base mais importante de sua alimentação, o néctar das flores. Sua estrutura óssea e muscular são adequadas a rapidez e agilidade de seu vôo, extremamente leves, são as únicas aves que voam de marcha-ré e permanecem parados no ar em pleno vôo sem utilizar correntes de ar. Isso se deve pela forma e velocidade que suas asas batem, entre 60 e 80 batimentos por segundo. É uma ave que não caminha no solo por ter patas minúsculas, somente capaz de se agarrar a pequenos galhos, por isso seu ninho é composto por fibras vegetais, folhas, teias de aranha, musgo e líquens com acabamento impecável e delicado sempre dependurados em locais protegidos. O tempo de vida da ave é de 10 a 12 anos e seus ovos demoram em torno de 15 dias para chocar, mais 30 dias para deixarem o ninho. São poligâmicos e o macho atraia a fêmea através de um longo e característico trinado.

A alimentação é importante pois gastam muita energia durante o vôo, cerca de 90% é proveniente dos açucares do néctar das flores, tais como sálvia e do cipó-de-são-joão e os 10% restantes são artrópodes, em particular moscas, aranhas e formigas. São adeptos ao alimento artificial (bebedouros), porém deve-se tomar muito cuidado para não agredir ou até acarretar a morte desta frágil ave.

É recomendado não utilizar água encanada, mel ou açúcares que provocam a fermentação e produção de fungos e bactérias, assim como evitar a exposição solar, lavar todos os dias e trocar o líquido especial encontrado em lojas de animais ou pet shops, e também manter os insetos longe dessa fonte, baratas, formigas e moscas carregam parasitas e fungos que infectam os bebedouros. Tal como a maioria das aves, o sentido do olfato não está muito desenvolvido nos beija-flores; a visão, no entanto, é muito apurada. Além de poderem identificar cores, os beija-flores são dos poucos vertebrados capazes de detectar cores no espectro ultravioleta.

O beija-flor é também conhecido como a fêmea, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi e guanumbi, da família Trochilidae, inclui 108 gêneros e 322 espécies conhecidas.

A maior biodiversidade do grupo encontra-se no Brasil e no Equador por ser vulneráveis as ameaças de preservação de seus habitat. Aqui na praia da Pipa eles são bastante presentes, as inúmeras espécies vivem entre as flores e bebedouros espalhados dão um show de beleza e encantamento.


Santuário Ecológico
O homem trabalhando em harmonia com a natureza. Pensando globalmente, atuando em nível local...
Golfinhos
Freqüentemente encontrado nas enseadas do Madeiro e Curral, também conhecidas como Baía dos Golfinhos e laguna de Guaraíras...
Tartarugas Marinhas
Na Pipa existem 2 variedades predominantemente tartarugas marinhas, as que chegam para as desovas e as que moram no lugar...
Saguis (macacos)
Eles fazem parte da paisagem pipense, já são dóceis devido ao grande contato com humanos e podem ser vistos com facilidade durante o dia.
Bem-te-vi
O pássaro mais popular de nosso País e bastante presente na Praia de Pipa, os bem-te-vis apresentam asas regulares, arredondadas e cauda alongada.
Beija-Flor
Um dos moradores mais apreciados na Praia da Pipa são os ligeiros e encantadores beija-flores.
Garças
As garças cheias de graça na Praia da Pipa. Com toda sua graciosidade elas encantam.
Iguana
Na Praia da Pipa é comum encontrar esse exótico réptil em galhos, praias e telhados, onde recarregam as baterias solares para manter aquecido o sangue frio.
Lavadeira
Nossas amiguinhas que cantam e encantam na Praia da Pipa tem em média o comprimento de 16cm com coloração branca e preta bem marcante, assim como seu longo e estridente assobio.
Sabiá-da-Praia
Possuem a cabeça e dorso cinzentos com a face branca e uma máscara negra nos olhos, a parte inferior branca, asas negras e a cauda longa escura com bico fino levemente curvado preto..
Timbu
De cabeça grande com 3 listras, focinho alongado, orelhas cobertas por fina camada de pelo que varia entre branco e preto e com cauda grossa e afilada na ponta quase sem pelos...
Urubu
É uma das aves mais comuns em qualquer região do Brasil, principalmente onde há forte presença humana, encontrado também desde a região central dos Estados Unidos.